andreiavideira

Wednesday, March 09, 2005

2.ª Visita - EB1 Cruzeiro, Seixas

Hoje, dia 9 de Março de 2005, realizei a 2.ª visita à escola EB1 de Cruzeiro, Seixas.
Dividi a turma em dois grupos, trabalhando na parte da manhã com quatro alunos e na parte da tarde com cinco.
Em ambos os grupos comecei por fazer uma revisão dos conteúdos abordados na sessão anterior, tendo sido o resultado desta muito positivo, pois, na sua maioria, todos recordavam o que foi abordado. Demonstraram que tinham ficado com um grande interesse, tendo havido um esforço por parte de todos, mesmo dos que não tinham computador em casa, por praticar e melhorar os conteúdos apreendidos (ou em casas de amigos, ou no ATL, ou na escola com a premissão da professora)...Isto, para mim, foi muito gratificante!!!!
De seguida, foi visualizado um slide show onde continha a história da Internet, a exploração do programa e de alguns conceitos importantes para "navegar" na Internet. Posteriormente, realizaram uma pesquisa no motor de busca google, sendo o tema "As Serras de Portugal", que está a ser trabalhado em Estudo do Meio. Após isto, foram explorados os sites www.iguinho.ig.com.br e www.sitiodosmiudos.pt. Os alunos ficaram, ainda, com mais umas sugestões de sites interessantes para "navegar", nas fichas, entregues, "Torna-te um Cibernauta!".
Depois disto, deu-se continuação da visualização do slide show, sendo nesta altura abordado o que era um e-mail e algumas regras a cumprir para a criacção de e-mails. Posteriormente, cada aluno, com a minha ajuda, criou o seu e-mail tendo, também, como apoio a ficha "Cria o teu e-mail!". Por fim enviaram e receberam e-mails e ficou a promessa de me enviarem "notícias" até à minha próxima visita, aos quais prometi responder. Isto, no intuito, que os alunos pratiquem o apreendido. Ficaram, ainda, como trabalho para a próxima visita, com a ficha "Usa a tua caixa de correio!".
Todos os alunos se mostraram muito atentos, empemnhados e motivados para o trabalho, o que fez com que a visita decorresse com sucesso!!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home